O QUE É UM BIPOLAR?

A bipolaridade é uma desregulação do humor em que, ao invés de permanecer previsível e equilibrado, passa a apresentar variações e estados alterados. Esses estados podem ser depressivos, eufóricos ou mistos.

Além do humor, o sono e o apetite podem ser comprometidos, tanto no sentido do excesso como no da falta. Pode-se apresentar um quadro de mania (euforia) com muita energia, otimismo exagerado, grandiosidade, excessos de comportamento (compras, sexo, drogas e festas) e em outros momentos um estado depressivo com falta de vontade, insegurança, pessimismo, negativismo e pouco prazer e também podem surgir quadros mistos com energia instável, oscilação de confiança, pensamento tudo ou nada, reações exageradas e imprevisíveis.

O tratamento é feito com condutas gerais para melhorar o humor como cuidar do sono, fazer exercícios físicos, ter um bom suporte social (familiares, amigos, terapeutas, igreja) e evitar uso de drogas em particular as ilícitas e estimulantes. Os medicamentos mais usados são os estabilizantes do humor além de antidepressivos e antipsicóticos.

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Email this to someoneShare on LinkedInPin on Pinterest

abead abp amb nup

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Email this to someoneShare on LinkedInPin on Pinterest